Vem chegando o verão...


Essa é a época do ano preferida pela maioria das pessoas. Com o verão chega junto férias, praia, baladas e muita sensualidade.


É no verão que fazemos fotos incríveis para postar em nossas redes sociais, é quando mais bomba os nossos feeds, seja com aquela foto de paisagem, do por do sol ou aquela foto de biquíni.


Agora a pergunta de um milhão... como fazer aquele "fotão"?


Primeiro você vai precisar entender alguns detalhes técnicos e outros de comportamento em suas mídias sociais.

Vamos pro aspecto técnico primeiro:
  1. Conhecer o seu equipamento (celular, câmera, acessórios, etc);
  2. Que tipo de fotografia você quer fazer (paisagem, família, selfie, pessoas, etc)?
  3. Onde você irá registrar suas fotos (praia, campo, piscina, trilha, etc)?
  4. Como é a luz nesse lugar (nascer do sol, por do sol, dia, noite, etc)?
  5. Quais aplicativos eu posso usar para tratar minhas fotos?
Agora o aspecto comportamental:
  1. Para qual público você irá postar suas fotos (amigos, família, trabalho, público)?
  2. Qual o seu objetivo com a sua fotografia (compartilhar alegrias, influenciar, aumentar sua audiência)?
  3. O que você quer mostrar para as pessoas?
Depois de responder essas perguntas você será capaz de criar imagens incríveis para suas mídias sociais. O número de curtidas vai ser incrível e os seguidores só irá aumentar, sabe por quê?

Porque as pessoas querem ver o seu melhor, aquilo que você acredita, suas razões para fazer o que você faz. Isso é o que movimenta as redes sociais. Elas querem um espelho para seguir, mas precisam gostar do vêem refletido.



Vou deixar umas dicas aqui pra ajudar, mas o ideal mesmo é fazer o nosso coaching de fotografia para pessoas comuns, onde mostramos todos esses elementos, de forma direta, prática e objetiva.


Com relação ao seu equipamento, se for o seu celular, precisa saber qual é a capacidade dele. Por exemplo, celulares da Apple, possuem excelentes lentes e sensores em suas câmeras conferindo alta qualidade em sua fotografia. Em celulares de entrada da Samsung, como a linha J, tem câmeras com sensores modestos, os quais irão precisar de muita luz para obter uma foto de qualidade. Já os celulares da linha S da Samsung tem equivalência ótica nas lentes e sensores, comparados aos aparelhos da Apple. Caso você queira um bom custo x benefício, os aparelhos da linha G (do G5S em diante) da Motorola tem câmeras com duas lentes e sensores razoáveis. Você inclusive irá conseguir desfocar o fundo das fotos com eles.

As lentes dos celulares são chamadas de "grande angular", pois possuem visão maior que 46º, isso confere um ângulo de visão maior, podendo chegar aos 120º dos celulares da LG. Nesse caso, quanto maior o ângulo de visão que a lente do seu celular lhe proporcionar, maior será a distorção na fotografia de pessoas, criando o chamado "efeito barril". Para não criar esse efeito, sugiro mudar o ângulo da sua fotografia, fotografando de baixo para cima, quando desejar alongar as pessoas ou de cima para baixo quando quiser diminuir o volume no corpo.

Os melhores, horários para fazer uma fotografia com uma luz incrível, é durante o amanhecer (principalmente quando for fotografar paisagens) ou no entardecer (quando se desejar fazer foto de pessoas também). Esses são os horários daquela luz dourada das fotos que você tanto curte. Dá pra fotografar em outros horários também, mas aí recomendo usar um local de sombra para dias ensolarados. Nos dias nublado a luz está suave e toda por igual, é uma luz legal para fotografar a qualquer hora.

Um aplicativo legal para começar a tratar suas fotos é o Snapseed da Google, ele está disponíveis para Android e iOS, ele é gratuito.

Caso você esteja fazendo fotos para amigos e familiares, não vejo problema em postar tudo nas redes sociais que você já possui. Mas caso queira influenciar, divulgar um produto ou serviço ou se promover, sugiro um perfil separado do seu particular para cada rede social. Isso separa e cria privacidade em sua fotografia. Assim será mais fácil trabalhar um perfil profissional em separado para suas divulgações.

As poses e composições irã variar muito em função do que você quer mostrar. Se for fotos de paisagens, vale aparecer as vezes em algumas, buscando poses que demonstrem liberdade, abrindo seus braços e se posicionando no meio da foto. Você pode ainda criar uma foto mais pessoal adicionando você em um café ou restaurante. Caso você esteja se promovendo, aí todo cuidado é pouco para não mostrar muito ou pouco para o público que se deseja alcançar. Se quer dar um tom de leveza e sensualidade, você pode se fotografar de biquíni sim, mas sempre evitando poses vulgares. Mas se quer chamar atenção do público masculino, ou mostrar seu trabalho em seus treinos na academia para inspirar outras pessoas, você precisa destacar detalhes do seu corpo sim, mas dando ênfase na sua musculatura, sem poses provocativas, ou com sensualidade moderada. Do contrário, só irá atrair atenção com segundas intenções!











Olha, o assunto é vasto e muito particular a cada pessoa e cada tipo de fotografia. Por isso desenvolvemos esse coaching de fotografia para lhe ajudar alcançar resultados mais efetivos e impactantes em suas imagens. Espero que tenha gostado das dicas e que as fotos possam te inspirar!


Boas fotos e se prepare para o verão!

Observação: Nós entregamos esse coaching remoto também.


Comentários