A direção de modelos e a combinação dos tipos de enquadramento costuma se um problema para grande parte dos fotógrafos ao realizarem ensaios femininos, principalmente quando o fazem com modelos iniciantes ou pessoas comuns (o equadramento suado na foto acima é o plano geral).
A composição na fotografia de moda faz muito o uso de um tipo de enquadramento que é o plano aberto. Com esse tipo de enquadramento você é capaz de destacar um look em uma modelo onde o foco é no corpo todo e a sua fotografia apresenta a modelo por inteira.
Mas esse não é o único tipo de enquadramento que se deve usar em um ensaio de moda. Existem dois outros que são muito usados: plano americano e o plano médio.
No plano médio, que é o tipo de enquadramento usado na foto acima, o destaque é dado ao personagem da modelo, seu rosto e acessórios que está usando na composição do look. É um enquadramento importante para transmitir uma emoção em específica na fotografia, sem remover a modelo de seu contexto na locação.
Em todos os casos é importante destacar a questão das mãos, que é justamento o nosso foco nesse post. As mãos são elementos mágicos que podem contruir uma fotografia de moda de sucesso ou destruí-la completamente.
Nas fotos anteriores as mãos e braços tiveram um papel fundamental em cada composição para criar uma espécie de moldura e no tronco das modelos e no rosto.
Na sequência das três fotos, podemos ver o uso adequado das mãos da modelo para criar retratos realmente impactantes. As mãos permitem dar ênfase no tipo de emoção que desejamos passar em cada uma das cenas.
E por último, no plano close up, as mãos então dão vida na composição fotográfica.
Seguem mais algumas fotos para vocês entenderem o conceito conjugado de direção de modelo (em especial as mãos e braços) com os tipos de enquadramento que irão ajudar muito você na sua composição fotográfica.
Comentários
Postar um comentário