Alguma coisa sobrou... vou compartilhar...



Sempre sobra alguma coisa... ainda que não seja tudo o que gostávamos... o que desejávamos... ou o que precisávamos... mas sempre sobra algo!

Sobrou... memórias... momentos... e algumas fotos mais recentes que fiz em nosso Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

Não são as melhores fotos, na verdade são fotos que fiz para uma matéria que falava do sobrenatural e lendas fatasmagóricas do museu. Mas são registros que valem ficar aqui indexados no Google e disponíveis para todos apreciarem um pouco do que se foi e talvez nunca mais tenhamos mais como ver.

Sobrou a linda vista que podemos ainda ter do museu, apreciando o lago que serviu de abastecimento de água para ajudar a controlar o incêndio que "cremou" um patrimônio de 200 anos da nossa história.


Sobrou a estátua do imperador D. Pedro II... onde damos "graças à Deus" ele estar de costas para não ver a tirsteza que se abateu na forma de cinzas e escombros sobre o seu legado!


Sobra a arquitetura do que a chama não alcançou por estar do lado de fora do alcance do incêndio, mas que ainda está ao alcance do descaso dos políticos que nada fizeram na nova república pelo nosso patrimônio... isso mesmo... a cara do descaso é de todos os políticos que já ocuparam cargos na cidade e no Estado do Rio de Janeiro, e em mais de 60 anos, qualquer presidente tenha dado a sua presença e importância no palácio que abrigava 200 anos de muito trabalho de professores, estudantes e sonhos de quem ainda poderia ter um incentivo de ser um pesquisador nesse país!


Corredores como esse vão ficar somente nas histórias sombrias de fantasmas que estavam vagando pelas inçumeras salas do museu clamando por cuidado com tudo que alí estava. Não estava assombrando as pessoas, mas estavam assombrados pelo descaso e corrupção descontrolada de nossos políticos.


O T. rex que agressivamente mostrava seus dentes, de nada serviu para intimidar os "tubarões" da política brasileira que só pensam em seus bolsos, carros, casas, apartamentos, lanchas e tudo o mais que puderem comprar com o dinheiro que poderia preservar o triste "fóssil" e frágil tentativa de mantermos a pesquisa em um país que vira as costas para a educação e sua cultura com desculpas e "apontar de dedos" após um triste evento como o que vimos nesse dia 02/09/2018.


Muitas vezes o governo do Egito pediu para que os museus do mundo devolvessem seus tesouros roubados... antes tivéssemos enviado para o Cairo essas peças da cultura antiga, não só do Brasil, mas da humanidade. Fomos egoístas e irresponsáveis!


Nossos políticos não sabem cuidar de seu povo que está vivo, não dá importância para a saúde, educação e segurança... é muito igenuidade acharmos que eles cuidariam de múmias que são patrimônios da humanidade, da história de povos que mereciam o nosso respeito mínimo com esses artefatos.




Se você chegar na casa de qualquer deputado ou governador, e olhar par ao teto, verá que está tudo conservado em suas casas, apartamentos e gabinetes. Eles garantem antes do patrimônio da nossa história, os mimos de suas "primeiras damas" que gastam nossos impostos em jóias que não passam de artigos que nada agregam ao nosso país se não um rastro de roubos e desvios de verbas que serviriam para preservar a nossa memóra, a nossa frágil cultura e tão recente história (não temos ainda 1000 anos de memória... mas um dia teremos).





Espaços internos como esse do museu, poderiam ser áreas de inspiração para nossos jovens, estudantes e mentes pensantes que podem nos conduzir para um momento melhor... mas sabe... acho que eles vão mesmo todos embora. Não tem incentivos, não tem o mínimo... só tem a vergonha alheia de lerem nos jornais de outros países que nossos governantes são ladrões e incompetentes!


Já era de se esperar o que aconteceu em 02/09/2018, vendo essas fotos de agosto/2016, dois anos antes, a má concervação de tudo que representa nossa cultura... o Museu Nacional só serviu de "boi de piranha" para alertar a nós mesmos o quão temos sido egoístas com nossas idologias e pouco temos feito para criarmos um país realmente forte... ao invés disso... ficamos levantando bandeiras de "piratas" dos grandes navios das instituições de Brasília.



Talvez um dia, o céu azul torne-se realidade para nosso país, nossos estudantes, nossa cultura, pois até o momento só vemos cinzas... pedras sobre pedra... tudo sendo sucatiado... pela incompetência de quem governa e pela ignorância programada pelas mãos dominantes do país sobre a mente do povo que não entende o valor real de um patrimônio como o Museu Nacional, que só entende quando a mídia sensacionalista mostra em forma de perda e tragédia. Lamentável!




Comentários