Praça Paris - A Glória da Zona Sul


No bairro da Glória, no Rio de Janeiro ergue-se uma majestosa praça com lindos gramados semelhantes aos do Palácio de Versailhes, fruto do final da Belle Epoque na Cidade Maravilhosa.


Construída em 1926 com projeto do urbanista francês Alfred Agache durante a gestão do prefeito Antônio Prado Júnior, a Praça Paris é uma das áreas de lazer do Rio de Janeiro que ainda se mantém fiel ao seu original e conceito de época.

A Praça Paris é definitivamente um lugar pensado para os dias frios. Isso porque durante o verão não há como aceitar um convite de passeio por uma praça que não é amigável ao clima dos trópicos mas uma cópia das praças européias que são pensadas para um clima mais ameno.

Como estamos entrando no outono (escrevo esse post no mês de março/2018), a Praça Paris começa a entrar no roteiro de visitas para moradores e visitantes.

Quanto a segurança no local?

As fotos que posto nesse artigo foram feitas no início da manhã quando tem grupos de atividades na praça voltados para a terceira idade.

Nesse horário tem uma boa presença da Guarda Municipal e não vimos ações de moradores de rua ou atividades estranhas no local; mesmo porquê a praça fica fechada à noite evitando que moradores de rua ocupem o local.

A questão é que o ao redor da praça, por fora das grades, já vemos mesmo no início da manhã alguns moradores de rua e menores rodeando o local. Uma pena! Pois o local é um dos pontos turísticos da cidade e necessita de segurança mais eficiente para garantir aos visitantes uma experiência segura em seus passeios no local.

A visão de dentro da praça, ao fundo, encontramos o Edifício Brasília, o qual ocupa um espaço em destaque bem ao lado do obelisco da Rio Branco.


O charme também, ao olhar para o lado contrário, vemos o Outeiro da Glória que marca e define o nome do bairro que já teve nas décadas de 1920 e 1930 seus dias gloriosos e com um charme europeu que marcava a moda da época.


Mesmo ainda com uma segurança local precária, vale uma visita durante o outono e inverno carioca para imaginar o Belle Époque dos áureos tempos da Cidade Maravilhosa.



Comentários