Fazendo mais com menos - Como fazer fotografia de moda com equipamentos simples

Lookbook com celular e câmeras compactas

Muitas vezes recebo solicitações de fotografia para lojas de roupas que estão começando, e não raro, é uma proposta por permuta.

Eu sempre faço o seguinte questionamento:

"A modelo ganha peças dos looks do ensaio... a loja ganha as fotos... e o fotógrafo? O que ganhamos?"

Claro que eu não aceito fazer "de graça" o ensaio para essas lojas que estão iniciando; raros os casos em que há interesse na composição de um projeto em conjunto, e somente nesses casos, eu me disponho a fazer um editorial com toda boa vontade.

Mas eu entendo que uma loja ou uma pessoa que esteja iniciando um novo negócio possa não dispor de um orçamento para a contratação de uma fotografia de catálogo ou um editorial. Então como divulgar, vender e crescer?

Ok! Nesse post vou ensinar aos empreendedores como fazer um ensaio de catálogo ou editorial de forma simples, usando seus celulares ou uma câmera compacta.

Não estou fazendo isso porquê sou "bonzinho" simplesmente, mas para mostrar que mesmo algo simples dá trabalho, e a remuneração é justa para o profissional ficar motivado e empenhado em dar o seu melhor, assumindo um compromisso. Ao mesmo tempo quero dar a chance para quem "realmente" está começando, certo? Então vamos!

Primeiro precisamos distinguir um lookbook, um editorial e um catálogo.

O lookbook é exatamente o que o nome diz - um livro de look. Ele permite ao empreendedor mostrar como as peças de uma coleção oferecida ao mercado pode combinar entre si, através de imagens inspirativas dos possíveis looks da coleção.

O catálogo é uma forma de contar histórias, onde os modelos são colocados como personagens de um contexto utilizando as peças de uma coleção, devidamente combinados. Normalmente no catálogo também é informado o preço e o código de cada peça.

Um editorial apresenta o conceito da coleção. Todas as fotos são sequenciadas e seguem um mesmo tema, com um fundo padronizado ou todos os looks seguem um mesmo estilo (clásico, fitness, praia, etc).

Agora que você sabe a diferença entre uma coisa e outra, vem o planejamento para definir o que você irá fazer e como irá fazer.

Como o seu objetivo é divulgar as peças que serão vendidas, o lookbook é a principal ferramenta de divulgação para sua marca, pois é ele que define como as cores e texturas das suas peças irão se combinar, mostrar tendências e também definir o seu público-alvo.

Agora, de acordo com o seu planejamento de looks do seu livro, você poderá escolher seus modelos. Os modelos devem ter uma identificação corpórea como as peças. Selecionar pessoas que tenham o biotipo adequado para os looks que serão construídos para o seu livro.

Não é legal misturar biotipos em um mesmo lookbook pois isso gera confusão na forma que se deseja apresentar as possíveis combinações das peças.

Uma vez definidos os modelos, agora você precisa de um maquiador. Para facilitar o trabalho, é interessante contratar um maquiador que possua empatia com sua marca ou estilo, ou ainda que conheça os modelos selecionados. Isso irá facilitar a criação de uma maquiagem que seja acessória as imagens e não uma maquiagem onde o foco seja desviado; lembre-se que você está vendendo suas peças e não os modelos e nem a maquiagem. A não ser que o foco do seu negócio seja maquiagem, daí você irá precisar sim de uma maquiagem realmente impressionante e que mostre as suas nuances de estilos e combinações.

Então, agora você precisa definir a locação - onde as fotos serão feitas. Lembre-se que você mesmo irá fotografar os looks, então um estúdio não é uma opção, já que não há conhecimento na montagem de luz em um estúdio.

A locação precisa fornecer uma textura e cores de fundo que não briguem com as cores e texturas das suas peças. A locação deve ser um acessório de contextualização do seu livro, ou simplesmente um elemento auxiliar que não "roube" a atenção do seu cliente na fotografia.

Com todo esse planejamento em mãos, você já pode partir para campo e realizar a sua fotografia?

Não!

Ainda precisa entender como funciona seu equipamento e o que pode ser feito com ele.

Vamos começar pelo celular...

As câmeras dos celulares diferem bastante na qualidade da fotografia devido a dois fatores: o sensor e a lente.

O sensor é o mecanismo pelo qual se captura a luz e forma a sua fotografia em seu smartphone. Quanto melhor a qualidade e maior for o sensor da sua câmera, melhor será a resolução e qualidade da sua imagem. Você pode ver mais detalhes técnicos em um artigo do site TecMundo.

O outro elemento que define a qualidade da imagem e as suas limitações são as lentes. O seu celular possui lentes que em fotografia chamamos de grande angular". Esse tipo de lente fornece uma visão mais ampla que o olho humano é capaz de capturar. Enquanto a visão humana está definida em um ângulo de 50º e lentes com essa amplitude é tida como normal pois não gera distorções perceptíveis.

Lentes de celulares possuem uma distância focal entre 4mm e 11mm. Isso confere aos smartphones um ângulo de visão médio entre 180º e 120º. Ou seja, isso gera imagens distorcidas para elementos que sejam fotografados muito próximos ao aparelho. Pode gerar um efeito indesejado pelas mulheres conhecido pelo nome "efeito barril".

Assim, ficar muito próximo ao objeto a ser fotografado pode gerar um efeito indesejado. Nesses casos, você pode apelar para uma câmera compacta que lhe fornecerá uma distância focal aproximada de 35mm, fechando o ângulo de visão para aproximados 63º. Nesse ponto você poderá se aproximar mais do objeto sem distorcê-lo.

Movimentar-se ao redor do objeto a ser fotografado, se aproximando não de maneira direta, mas angulando para cima ou para baixo, criando visões mais interessantes dos looks nos modelos.

Como um lookbook pede uma fotografia de corpo inteiro, você não precisará estar muito próximo ao modelo para fotografar. Isso lhe permitirá usar o máximo do seu celular para obter uma imagem satisfatória em seu ensaio.

No nosso ensaio de exemplo, usamos duas câmeras: uma de um celular Moto X 1a geração e outra da Sony, modelo QX10, a qual trabalha em conjunto com um celular.

Vamos as fotos do ensaio...

Lookbook com celular e câmeras compactas

Lookbook com celular e câmeras compactas

A nossa maquiadora para esse ensaio foi a Carol Pagu, ela nos acompanha em nossos principais trabalhos e é uma super profissional!

Ela está maquiando nossas duas tops, Rebeca Lopes e Larissa Lopes!

Vamos ver um pouco dos ângulos que escolhi com os dois equipamentos usados no ensaio...

Uma das vantagens do uso de uma câmera compacta e, no meu caso, a Sony QX10, é podermos trabalhar com ângulos nada convencionais para criar imagens convencionais.

Lookbook com celular e câmeras compactas

Lookbook com celular e câmeras compactas

No uso do Moto X (smartphone), precisamos ter atenção aos efeitos indesejáveis da lente, modificando o nosso ângulo de visão no momento da composição da nossa fotografia.

Lookbook com celular e câmeras compactas

Lookbook com celular e câmeras compactas

Vejamos agora os resultados obtidos com os equipamentos usados:

Lookbook com celular e câmeras compactas

Lookbook com celular e câmeras compactas

Lookbook com celular e câmeras compactas

Lookbook com celular e câmeras compactas

Lookbook com celular e câmeras compactas

Você pode também usar alguns acessórios que facilitam a sua fotografia como um rebatedor. Esse tipo de acessório é ótimo para evitar sombras no rosto das modelos. São acessórios baratos que podem ser comprados no Mercado Livre. Veja na imagem abaixo como usá-lo:

Lookbook com celular e câmeras compactas

Para ilustrar um pouco de um catálogo, vejam as duas fotos seguintes:

Lookbook com celular e câmeras compactas

Lookbook com celular e câmeras compactas

Um curso de fotografia de moda vai muito além desse post. O que tentei aqui foi mostrar um pouco do que é possível realizar com pouco, utilizar equipamentos simples para obter o básico do dia-a-dia para postar no Facebook ou no Instagram e manter seus clientes atualizados do seu negócio, das novidades e idéias, agregando valor ao que você vende.

Queremos muito ajudar você a fazer mais e criar uma imagem de impacto para seus negócios. Você pode contratar um Workshop ou um Ensaio de Moda para uma coleção importante ou uma Campanha. Teremos prazer em lhe ajudar em qualquer uma dessas situações criando junto com você imagens incríveis de seus produtos e serviços.

Até o próximo post!