Os 3 Clicks da Fotografia Corporativa

Um evento corporativo tem diferenciais de eventos sociais como recepções, casamentos e aniversários e a fotografia deve revelar esses diferenciais ou o observador não compreenderá que tipo de evento aquele conjunto de imagens está revelando.

Um evento de casamento tem personagens principais como os noivos, padrinhos e pais. Em um evento corporativo o CIO ou o principal executivo presente normalmente é o anfitrião do evento e muitas das vezes um destaque em aberturas de palestras. Mas as estrelas nem sempre fazem parte da empresa promotora do evento, mas sim determinados convidados que compareceram ao evento - clientes importantes e estratégicos para os negócio da empresa que está promovendo o evento.

Mesmo que seja um jantar de entrega de alguma premiação, esse evento é considerado um evento corporativo e muitas vezes de interesse da imprensa local pelas celebridades ou destaques do mundo empresarial e até político que estejam presentes, premiados ou não.

Cabe ao fotógrafo destacar os momentos de interação entre esses convidados estratégicos e a empresa que promove o evento, sempre de maneira discreta para captar as expressões e emoções. Esse tipo de imagem traduzida em fotojornalismo são as mais importantes e estratégicas para que a equipe de comunicação da empresa possa escrever sobre o evento e associar as alianças criadas durante o evento a sua marca.


A fotografia posada também é necessária para mostrar o agrado dos convidados e da empresa que os recebe em seu evento. Nessas imagens, sempre temos a expressão da boa vontade em aparecer ao lado de alguém revelada ou não. Isso é muito sensível e deve ser cuidadosamente selecionado o momento pelo fotógrafo.



Uma palestra denota alguém de conhecimento e estratégico para a empresa em apresentação de um produto, serviço e/ou novidades do mercado o qual todos presentes possam estar inseridos e emoções do palestrate e de quem assiste são importantes na captura também.

Por isso eu considero 3 clicks fundamentais na fotografia de eventos de negócio:
  1. Clicar a personalidade da empresa afitriã em seus executivos;
  2. Clicar a satisfação de estar presente no evento por parte dos convidados;
  3. Clicar as emoções nas interações entre os executivos.

Esses três cliques são capazes de transformar um release para a imprensa e revelar o sucesso do evento na forma de imagens.