3 Fatores Pouco Conhecidos que Podem Afetar Sua Imagem Nas Redes Sociais


Em uma rede social, além do seu nome, o que mais importa são suas imagens; isso tanto quer dizer a foto do seu perfil bem como a imagem que você usa no seu mural.

Nome, foto do perfil e imagem de capa, criam o que na Momentum chamamos de identidade imediata!

O primeiro fator (o seu nome) é algo limitado para se trabalhar no seu perfil; mas veja só como eu trabalhei o meu:

1. Meu nome completo é Daniel Wander Ribeiro Pereira;
2. Ribeiro e Pereira são nomes muito comuns no Brasil;
3. Wander é um segundo nome e que dá força ao nome Daniel;

O resultado para esse primeiro fator é a construção de um nome marcante para você! No meu caso, eu uso constantemente Daniel Wander (inclusive em emails e cartões de visita).

O segundo fator é a sua foto do perfil!

Quem te procura ou quer lhe conhecer ou ainda irá lhe conhecer em uma rede social, quer saber de imediato como é o seu rosto!

Um retrato de você pouco trabalhada passa na melhor das hipóteses a impressão de uma pessoa comum.

Agora se você quer ser além de uma pessoa comum (você pode não querer!), é necessário trabalhar um retrato para demonstrar para o mundo a imagem que você quer que as pessoas tenham de você.

Só que antes de sair contratando um fotógrafo para fazer "aquele ensaio", você precisa saber quem é que você quer ser para o mundo. Você quer ser aquela pessoa simples, calma e recatada, ou quer ser aparentar ser uma pessoa dinâmica e bem sucedida?

Uma coisa é você ser como você é outra coisa é o que você quer que as pessoas vejam?

O "look" que deverá ser usado na composição do seu retrato é fundamental para caracterizar como você quer que o mundo lhe veja.

Lembre-se que um retrato em uma rede social é o elemento que lhe apresenta ao mundo e pode abrir ou fechar portas, tanto no âmbito pessoal quanto no mundo profissional.

Na Momentum sugerimos você trabalhar dois retratos: um para sua vida pessoal e outro para sua vida profissional.

O que não pode haver é uma discrepância entre a sua vida pessoal e a vida profissional; inconsistências de personalidade somente são permitidas para as pessoas do mundo artístico e da moda. Caso contrário, uma foto despojada para um diretor de uma grande multinacional pode afetar a imagem profissional imediatamente!

O resultado desse segundo fator é um estudo da sua personalidade e objetivos para resultar em dois retratos para os mundos pessoal e profissional.

O terceiro fator que é a imagem da capa, a qual complementa a sua imagem digital para o mundo!

Não adianta trabalhar bem o seu nome e o seu retrato para a foto do perfil e colocar uma imagem na sua capa com o seu personagem de quadrinho preferido! (a não ser que você seja roteirista de quadrinhos)

Muito cuidado com a imagem de capa! Ela deve ambientar a sua foto usada no perfil; ou seja, ela deverá servir de complemento para visual para o seu perfil.

Um exemplo que eu gosto muito de usar é, ao estar no meu período de férias, eu troco a foto do perfil para algo menos formal e coloco uma imagem de paisagem na minha capa (preferencialmente de onde estou gozando minhas férias).

Essa mudança passa a mensagem visual que estou de férias e viajando. Isso reduz o senso de urgência das pessoas ao me chamarem nas redes sociais.

Quando regresso de férias, procuro mudar minha foto de perfil para algo do final das férias, indicando que elas foram boas, da mesma forma colocando uma foto que eu tenha feito na minha capa. Isso indica que realmente eu tive a experiência de estar naquela localidade. Mantenho isso por uns 30 dias e depois volto com um retrato mais formal para o meu perfil e uma imagem que indique o meu momento na minha capa.

O resultado desse terceiro fator é uma impressão de dinamismo em minhas redes sociais e com isso passo as mensagens que desejo para o meu público.

Mas você pode estar achando isso tudo muito chato só para manter um perfil no Facebook!!!

Bom, se você não deseja usar as redes sociais como ferramenta de networking e divulgação da sua marca pessoal, realmente não é necessário todo esse trabalho.

Agora se você está buscando oportunidades, novos momentos e experiências, é de extrema importância trabalhar sua imagem nas redes sociais.

Potencializar a sua imagem nas redes sociais é o seu maior diferencial para as pessoas desejarem nos ver e lembrarem-se de nós!

Se você gostou do artigo e deseja trabalhar sua imagem pessoal/profissional nas redes sociais, a equipe da Momentum está a sua disposição para lhe ajudar na construção de um perfil acertivo.

Contate-nos!

comercial@momentumfotografia.com.br

Comentários