Como fazer um ensaio de natal super estiloso


Chegou dezembro... mês de festas e confraternizações, e também é a hora de preparar o feed de suas redes sociais com imagens estilosas para entrar no clima.

Mas como arrasar nas fotos? Como fotografar? O que fotografar? Posso fazer as fotos com o meu celular?


Vou responder essas perguntas dando dicas e mostrando um super ensaio que fizemos com a top Luana Freitas.

O que é "arrasar nas fotos"?

Essa pergunta deve ser respondida antes das dicas de como arrasar nas fotos. Primeiro precisamos identificar para quem vamos fazer "aquela foto". Depois, precisamos entender quem quer ver "aquela foto" que vamos criar. E por último, quais os sentimentos que queremos despertar ou não em quem está vendo "aquela foto".

Quando entendemos quem é o nosso "público alvo" (pessoas que se interessam por nós, um produto ou serviço) aí sabemos o que podemos ou não fazer, o que podemos mostrar ou não e ainda o que essas pessoas querem ou procuram.


Mas Daniel, isso é muito chato... eu só quero fazer uma foto e postar para meus amigos e familiares curtirem!

Eu sei... mas veja bem... se você postar uma imagem errada, sua ou de outras pessoas, nas suas redes sociais, isso pode lhe perseguir pelo resto da vida. Lembre-se que as pessoas salvam fotos pro diversos motivos, até para criar memes. Você não vai querer ser o próximo meme da família ou dos amigos, ou pior, sofrer no trabalho por uma bobagem que você tenha postado; não é?!

Por isso, "arrasar nas fotos" também está incluso "não passar vergonha" ou "mostrar o que se deseja esconder".


Agora você já pode "arrasar nas fotos"!

Uma vez que você já sabe quem é o seu "público alvo", você já pode buscar os elementos técnicos para fazer uma foto realmente impactante e inesquecível para você, amigos, família ou clientes.


O próximo passo então é definir se a fotografia será sua, de outra pessoa, de outras pessoas, sua com outras pessoas ou de um produto/serviço.


Primeiro elemento técnico é a definir a locação (onde você irá fazer as suas fotos). Isso é muito importante para saber se o seu equipamento é suficiente ou se você vai precisar de algo mais ou algum acessório. Alguns estabelecimentos, tem paredes com fundos super legais justamente para fazer uma foto super estilosa sua ou em grupo. Alguns shoppings tem paredes do lado de fora das lojas com texturas super interessantes (aqui no Rio de Janeiro, o Shopping Downtown tem diversas paredes com texturas super legais).


Como queremos fotos com tema de natal, usamos em nosso ensaio a própria decoração de natal do shopping (nesse shopping eles não fazem objeção em fotografar a decoração de natal, só pedem para não aparecer os logos do shopping e das lojas).


Usamos os seguintes equipamentos para o ensaio:
  • Smartphone Moto G5S Plus
  • Nikon D5100 + lente Nikkor 35mm (1.8f) + lente Nikkor 50mm (1.8f)
  • Fujifilm Finepix X100 (lente fixa de 23mm com 2.0f)
Levamos alguns enfeites de natal para a modelo, como gorro do papai noel, enfeites de árvore e óculos de sol vintage vermelho.


Nesse ensaio também tivemos uma maquiagem adequada para o tema, onde a nossa super maquiadora Marcela Freitas fez um trabalho incrível com a nossa modelo.

Além da maquiagem, combinamos com a modelo um look super estiloso. Queríamos algo na moda, com sensualidade, mas ao mesmo tempo dar um ar de "menininha" (a sensualidade deve ser um acessório e não o foco para esse tipo de foto).


Com o celular, usamos somente os recursos nativos do aparelho. Com a Fujifilm X100, fizemos mantivemos a abertura em 2.8f, o ISO variou de 100 à 400, dependendo se estávamos dentro ou fora de algumas locações. Com a Nikon usamos aberturas 2.8f e 4.0f, e variamos o ISO entre 100 e 400 também. Nas duas câmeras, a velocidade variou bastante, pois dependia muito do tempo (que estava instável, hora com muito sol hora ameaçando chover).

Quando fotografávamos com o celular, procurávamos eliminar as distorções naturais de uma lente grande angular (todo celular tem uma grande angular), que causa aquele efeito "barril" ou que faz as extremidades do corpo ficarem desproporcionais. Para isso nos aproximamos mais da modelo e angulamos para criar sensações interessantes nas fotos.


A direção de modelo ficou muito por conta de fazer a modelo interagir com a locação, realmente usando o que estava no ambiente, somente adicionando detalhes como o gorrinho do papai noel ou um enfeite de natal para criar cenas mais estilosas.


Lembre-se de criar emoções, nessa época do ano as pessoas estão mais motivadas à colaboração, confraternização e ao consumo também! Todos queremos agradar quem amamos.

Um feliz natal para todos!

Comentários