Um celular, uma boa luz e um pouco de composição...

Um celular, uma boa luz e um pouco de composição, vai resultar sim em fotos que você não imaginava que esses pequenos notáveis fossem capazes de fazer.

Primeiro vamos  entender o equipamento fotográfico do seu celular.

O celulares da atualidade possuem duas características que precisam ser reconhecidas para obter melhores fotos; uma é o seu sensor pequeno e outro ponto é sua lente que geralemente é de foco fixo e classificada como uma grande angular.

Primeiro o que significa ter um sensor pequeno?

O sensor é o elemento eletrônico da câmera do seu celular que irá capturar a imagem a ser congelada. Mas quanto menor o sensor, menos luz é captada e isso prejudica na qualidade da sua fotografia e capacidade de foco do seu aparelho. Sendo assim qualquer fotografia com o celular depende de uma boa fonte de luz.

Isso quer dizer que eu tenho que usar o flash do aparelho sempre?

A resposta é sim e não ao mesmo tempo. Sim, mas você deve criar uma luz mais difusa para que a sua foto não saia com aquela claridade que deixa a todos chapados e meio azulados.

Para tornar a fonte de luz do flash do seu celular mais difusa basta usar um guardanapo de papel na frente da luz do flash. Você pode testar com várias dobraduras; quanto mais dobrar o guardanapo menos luz o seu flash vai emitir e mais difusa ela pode ficar. Faça muitos testes!

Outra dica para trabalhar com o flash do seu celular, é contar com o celular de um amigo, ligando o flash dele como lanterna e desativando o seu flash no seu celular. Assim você terá uma luz contínua e poderá posicionar a sua fonte de luz em outro ângulo garantindo uma iluminação mais interessante. Se tiver dois amigos com dois celulares, pode duplicar essa luz e usá-los como "girafa" para segurar a sua luz, uma luz meio diagonal e outra um pouco acima da sua cabeça. Isso é só uma idéia de montagem de um set de fotografia com celulares.


Isso já vai criar uma luz super legal que todos irão ficar "babando" com suas fotos!

A outra limitação da câmera do seu celular é a lente dele ser uma "grande angular". Mas o que isso significa?

Significa que ele tem uma abertura e raio de captação maior que sua visão. Os celulares tem lentes com distância focal em média de 4mm, ou seja, são capazes de alcança um ângulo de 145o aproximadamente.

Eles também tem foco fixo, isso quer dizer que para fazer uso dos recursos óticos você terá de ser aproximar do seu objeto a ser fotografado se quiser manter a qualidade na fotografia. Os celulares possuem zoom eletrônico, ou seja, eles reduzem a qualidade da imagem toda vez que você usa o zoom.

Agora você conhece o básico dos recusos do seu celular vai precisar entender o que é "uma boa luz".

A luz do dia é sempre uma luz boa, desde que você conheça os melhores horários para usá-la. Isso é a chamada hora mágica, que é sempre ao amanhecer e ao entardecer. Dias nublado também geram uma boa luz o dia todo, não só pela manhã ou à tarde. Isso acontece porque as nuves fazem a luz do sol ficar mais difusa distribuindo por igual a luz no ambiente.

Você pode usar rebatedores para preencher áreas de sombra e isso é fácil de fazer, você pode usar uma folha de papel ou cartolina branca ou um aparato laminado se quiser rebater uma luz mais azulada. Se for um apareato dourado irá gerar uma luz "quente" que é legal para criar um ambiente mais romântico. Uma luz mais azulada é boa para resssaltar a musculatura do corpo humano.

Por fim você precisa entender que a composição é criada com técnica e imaginação ao mesmo tempo.

A técnica mais básica é dos "terços", que diz que o objeto a ser fotografado deve ficar 1/3 fora do centro e 1/3 acima da linha mediana do quadro.

Para isso você pode ativar na câmera do seu celular a visualização das grades. Elas irão lhe ajudar a posicionar no local certo o seu objeto a ser fotografado.

Bom, isso são regras... agora que você as conhece, pratique um pouco e comece a quebrá-las!

Isso mesmo... quebre todas as regras aqui mas sempre com pitadas de bom senso. Pois é esse o elemento criativo que deve adicionar na sua composição.

Procure desenhar com as mãos um retângulo e veja a foto antes de usar a máquina. Você irá perceber que a foto já está sua mente antes de ser criada no seu celular.

Outra dica... o olho humano tem distância focal de 50mm, ou seja, mais limitado em angulação que o seu celular, mas vê o objeto a ser fotografado mais próximo. Isso deve ser compensado na hora de usar o seu celular para fotografar.

Espero que gostem das dicas para tirar o melhor do seu celular!

Até a próxima!


Comentários