Street - Um objeto, uma expressão, um registro!

Fotografia urbana, autoral ou de rua, é um exercício da sensibilidade de quem fotografa em perceber o momento do click.

Expressões no rosto das pessoas e reações naturais são sempre as fotos que mais causam impacto; não precisa ser um olhar triste e nem uma gargalhada exagerada, mas é o detalhe que o contexto oferece na hora de perceber a expressão ou movimentação de quem é fotografado.

Mitos sobre o #streetphotography é sempre ressaltado por fotógrafos e marcas que querem vender uma dificuldade e/ou um novo equipamento. Mas eu lhes digo que esse tipo de fotografia é sensibilidade pura, e pode ser realizada com qualquer equipamento e com o que você melhor é familiarizado.

Claro que existem equipamentos que estão mais voltados para esse tipo de fotografia, mas um quesito muito importante para a fotografia de rua é ser invisível. Quem será fotografado não deve perceber qualquer movimentação sua ou um equipamento sendo sacado de uma bolsa com uma super lente. Isso quebra o clima da naturalidade da imagem que se deseja obter e o momento nos oferece como presente. Seja discreto sempre!

Também há o outro extremo, quem será fotografado e sabe que será, pode ter uma abordagem da sua parte para demonstrar o seu interesse pela pessoa e suas atividades. Isso criará uma sinergia entre você e seu objeto de fotografia criando uma energia positiva na fotografia e até obtendo um impacto de uma imagem surpreendente no final.

Outro ponto importante é garantir a sua segurança. Procure usar bolsas ou mochilas simples, nada sofisticado ou com marcas conhecidas. Se for o celular, procure deixar alguns atalhos para rapidamente ativar a câmera ou o aplicativo de sua preferencia para fotografar brevemente e esconder o equipamento de olhos marginais.

Uma fotografia autoral não tem que ser preto e branco, mas esse tipo de foto - o monocromático (previamente configurado no seu equipamento), irá criar mais dramaticidade na sua imagem e forçá-lo ao pensamento objetivo na composição da sua fotografia sem se preocupar com as cores. Mas não se esqueça que cores de alto contrastes também geram uma dramaticidade desejável em fotografia autoral.

Um abraço para todos e até a próxima!